Memórias de um Revisor de Textos: considerações a um cliente
Prezado cliente, bom dia!
Visualizei as suas mensagens no Whatsapp, responderei por e-mail.
Quanto ao fato de cada capítulo estar em uma página diferente, o seu manual não informa se deve ou não ser assim (mas eu, como Revisor, preciso me posicionar, e me posiciono, especialmente no caso de Revisão Crítica, a respeito dessa questão). Eu sigo, quando manuais não versam sobre algumas questões, como o seu manual não versava, convenções de uso da maioria das universidades ou as NBRs da ABNT. E uma dessas convenções refere-se ao fato de que cada capítulo esteja, para o caso de TCCs, dissertações e teses, em uma página diferente*.
* Você, como autora do texto, no entanto, pode optar pelo uso menos acadêmico, ou mais pessoal, e unir o texto como desejar, desde que não altere o que foi versado pelo seu manual. Senão gostou de minha sugestão, você deve recusar essa alteração por meio do controle de alteração do Word, como lhe expliquei após encaminhar o trabalho revisado. Nenhuma das alterações que fiz são definitivas, todas elas devem ser mediadas por você, autora do texto (recusadas ou aceitas, mesmo as questões que se referem a erros ortográficos, uso inadequado de crase etc. Não posso impor ao texto de cliente algum essas questões, mesmo que o cliente esteja enganado, afinal, cada um é senhor de seu próprio destino e autor de seu próprio texto. Por isso, trabalho com a ferramenta Revisão de Texto do Word).
Não há quebras e desalinhamentos em seu trabalho, eu não lhe enviei uma versão com mais problemas do que recebi (talvez haja alguma incompatibilidade com a sua versão do Word, você pode checar. Eu utilizo a versão mais recente. É possível, também, que você tenha se confundido em virtude de não saber utilizar a ferramenta Revisão de Texto do Word, mas eu lhe enviei um guia explicando como funciona. Trabalho, assim como grande parte dos revisores, somente, com essa ferramenta, que é bastante lógica e organizada. E todas essas questões estão expostas em meu site. Inclusive, também utilizei o recurso Revisão de Texto para o caso do primeiro serviço que você contratou comigo.
Eu, sempre, trago contribuições ao trabalho de todos os clientes. Os comentários, mesmo que sejam muitos, devem ser bem-vindos, para que os clientes reformulem melhor os seus próprios textos. Não os veja de maneira negativa.
Como informo em meus sites, não entrego uma versão absoluta, final, para cliente algum. Ainda mais em caso de textos como o seu, que estão em processo de construção e precisam ser, ainda, bastante reformulados (e você pode encaminhar o seu texto quando e quantas vezes quiser, estou à disposição. Cada Revisão custa um valor, obviamente, para segunda ou terceira Revisão de Texto, o custo é reduzido).
Foram feitas 915 alterações em seu texto. Não deixei, apenas, comentários (embora tenha deixado 40 para levá-la à reflexão e crítica). Esta é a minha proposta de Revisão Crítica, é assim que trabalho, como informo em meu site.
O seu trabalho contém 31 páginas, então, foram realizadas 29,51 alterações por página, o que considero uma quantidade significativa de alterações. Você precisa clicar na barra vermelha, à esquerda, que o Word mostra, para verificar as alterações realizadas e utilizar o controle de alterações. Há alguns tutoriais, também, no Youtube, explicando o uso da ferramenta, você pode consultá-los:
As referências foram modificadas, sim, e inseridas em ordem alfabética, inclusive em seu texto. Além disso, algumas estavam no formatado APA, com a indicação indevida do ano após o nome do autor e com o destaque em itálico inadequado conforme normas da ABNT.
Algumas poucas referências não foram alteradas, algumas com informações ausentes, como o caso da referência de site em que você, apenas, "jogou", o link do site no trabalho. Eu não vou ao site consultar a referência para o estudante, tampouco à biblioteca. Essa etapa é de responsabilidade do estudante. Quando as referências não são informadas adequadamente pelo cliente, eu deixo um exemplo para que ele mesmo as reformule, como deixei para você.
Aproveito este e-mail para fazer um convite. Eu tenho vários artigos publicados em meu sites. Trabalho exclusivamente com Revisão de Textos há muitos anos. Gosto, apesar do curto tempo disponível que tenho, de dialogar com os meus clientes, de explicar o que é o meu serviço e como trabalho. Portanto, eu deixo esses links para que você, se quiser e, também, tiver tempo, leia mais sobre como compreendo o meu serviço, como o serviço é realizado e como trabalho (na verdade, todas essas questões estão expostas em meu site):
- O que é Revisão de Textos?
- Mitos sobre Revisão de Textos
- Página, um conceito esvaziado de sentido
- O dia a dia de um Revisor de Textos
- Erro de Revisão de Textos
- Mentiras sobre Revisão de Textos
- O que faz um Revisor de Textos
- Etapas durante a Revisão de Textos
- Qualidades de um Revisor de Textos
- Anderson Hander Revisor de Textos
Tenho um canal no Youtube, você pode obter mais informações sobre o meu ofício, também, em meu canal (tenho vários vídeos).
Estou à disposição.
Saudações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário